Procura online por motos cresce 194%
27 maio

Procura online por motos cresce 194%

  • São Paulo lidera o ranking das cidades que mais procuram e anunciam motocicletas no País

  • O Estado representa 75% do índice de buscas e 30% dos anúncios de toda frota ofertada no WebMotors

O interesse por motocicletas teve aumento considerável nos últimos oito anos, aponta o Índice WebMotors. De acordo com o maior site de classificados do Brasil, as buscas por veículos de duas rodas aumentaram 194% no período, enquanto o crescimento do número de ofertas no site foi ainda mais expressivo: 445%.

Em janeiro de 2007, ano em que o índice passou a ser contabilizado, o estoque de motocicletas noWebMotors era de 998 modelos, em março deste ano o número já ultrapassou as 5.000 unidades. Já as buscas no mesmo período de 2007 somavam pouco mais de 240 mil ou 1,4% do volume de todo o site. Em 2014 passou a marca dos 714 mil, o que representa 5,19% do total.  No caso específico de unidades anunciadas, a média por mês naquele ano era de 1.071, enquanto o volume no ano passado atingiu relevantes 4.553.

“A alta no preço do combustível, o trânsito caótico das grandes metrópoles e a correria do dia a dia são questões que levam os condutores a optarem por formas mais práticas e econômicas de locomoção”, afirma Rafael Constantinou, gerente de Marketing do WebMotors. “E a tendência é que estes números (buscas e anúncios) continuem crescendo pelos próximos meses”, complementa o executivo.

“Outro ponto diretamente envolvido com o crescimento da procura por motocicletas é a praticidade e rapidez que o ambiente online proporciona às pessoas. Hoje, por exemplo, o WebMotors disponibiliza um aplicativo que possibilita o usuário não apenas fazer uma busca completa pelo modelo desejado, mas também, apenas por intermédio mde seu smartphone, confeccionar o seu anúncio desde a inclusão das fotos ao pagamento – tudo de maneira simples, intuitiva e o mais importante: segura”, analisa Constantinou.

Além disso, a capital paulista lidera o ranking das capitais que mais anunciam e buscam motos no País. Quanto aos anúncios, são 30%, e sobre as buscas, 75% de toda a frota ofertada no WebMotors.

De acordo com informações da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), embora o atual momento seja de desaceleração econômica, as vendas de motos sofreram um impacto menor se comparado com o comércio de automóveis zero quilômetro. No primeiro quadrimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2014, a queda nas vendas de carros foi de 18%, enquanto nas de motos ficou em 10,6%.

É importante destacar que nas regiões Sudeste e Centro-Oeste as vendas de motocicletas no último mês foram na contramão e registraram altas, ainda que discretas: 0,25% e 0,31%, respectivamente. Quanto aos segmentos, o cenário foi positivo, nacionalmente falando, para os tipos trail (aumento de 0,34%), naked (0,37%), maxtrail (0,17%), custom (0,13%), sport (0,13%) e touring (0,06%).

Sobre o WebMotors

O portal WebMotors foi criado em 1995, no início da internet brasileira. É o pioneiro e um dos mais importantes websites do segmento automobilístico nacional, fato reforçado pelo alcance e eficácia de seus serviços.

No histórico da empresa, destaca-se a participação do Grupo Santander Brasil, uma das maiores instituições financeiras do mundo, que passou a ser seu principal controlador, logo após a aquisição do ABN AMRO, em 2002. Em abril de 2013, o grupo australiano Carsales, maior website de classificados e serviços para autos da Oceania e um dos principais do mundo, adquiriu 30% do capital acionário do WebMotors, acelerando ainda mais o seu crescimento.

Com 22 milhões de visitas mensais, o WebMotors oferece a seus clientes (vendedor e/ou comprador) um amplo e completo serviço de classificados de veículos novos e usados – com mais de 250 mil ofertas por mês –, programas de manutenção preventiva veicular e produtos específicos às revendas e empresas que atuam no ramo automobilístico.

A informação sobre o setor automotivo também é destaque na revista WebMotors. O internauta tem à sua disposição as mais diversas notícias, como lançamentos, testes, comparativos, dados técnicos e guias de compras.

O WebMotors investe continuamente em equipamentos da mais alta tecnologia em segurança da informação, a fim de manter a integridade dos dados e a privacidade durante toda a navegação. Também possui ferramentas e métodos inovadores para garantir performance adequada e suporte para promover a eficiência de quaisquer processos dentro da homepage.

Fonte: PrinterPress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *