O mestre das facas, Peter Hammer, vem a Curitiba para curso especial na PFG Cutelaria
25 outubro

O mestre das facas, Peter Hammer, vem a Curitiba para curso especial na PFG Cutelaria

O curso acontece nos dias 27 e 28 de outubro (sábado e domingo) na Grilo Gringo Custom House

 

O mestre das facas, cuteleiro há 28 anos e professor há 25 anos, Peter Hammer vem a Curitiba para ministrar um curso especial na PFG Cutelaria (localizada dentro do espaço Grilo Gringo Custom House). O curso acontece nos dias 27 e 28 de outubro, sábado e domingo. As inscrições podem ser feitas pelo telefone: (41) 3044-0474. 

Hammer é o primeiro cuteleiro, no Brasil, a criar facas especiais para filmagens para o Cinema Brasileiro, e também a atender à Força Aérea Brasileira. Peter Hammer é também o primeiro cuteleiro, no Brasil, a ministrar aulas de Cutelaria.

No curso os alunos aprenderão sobre técnicas como San Mai (técnica de fazer lâminas usando aço de alta flexibilidade e de alta dureza como nas espadas japonesas). “Nós vamos utilizar barras de aço e nossa maior ferramenta será um martelo. Será uma aula para explicar, desmistificar e facilitar. É especial para quem quer aprender, experimentar e produzir facas utilizando essa técnica. Faremos também a demonstração da técnica de produção do San Mai e vamos demonstrar como fazer o Damasco* em diferentes técnicas”, explica Peter Hammer. *O aço damasco é a união de dois ou mais aços de características diferentes, unidos pelo método de caldeamento. Uma barra de damasco pode ter várias camadas, que podem variar de 50 a 600. A grande vantagem do damasco, além da beleza da lâmina, é a flexibilidade que ele proporciona, pois geralmente o cuteleiro que forja damasco mistura um aço de alto teor de carbono com um de médio a baixo teor de carbono. É de difícil obtenção, o que faz encarecer o produto, sendo consequentemente muito valorizado por colecionadores. Espadas japonesas poderiam ter mais de 1000 camadas. Para isso a lâmina era dobrada ao meio e esticada ao comprimento original diversas vezes e, a cada dobra, como o nome já diz, a quantidade de camadas dobrava.

O curso acontece nos dias 27 e 28 de outubro, na Grilo Gringo Custom House, sendo sábado (27) das 09 às 21h e domingo (28) das 12 às 21h. Vagas limitadas! Informações e inscrições: (41) 99830-0119.

 

Sobre a Grilo Gringo Custom House
Inaugurada em junho de 2014 a Grilo Gringo Custom House reúne em um só lugar diversos serviços e produtos relacionados a cultura custom. Os serviços de barbearia são carro-chefe da Grilo Gringo. A Custom House ainda reúne estúdio de tatuagem (MDP Tattoo e Skin Kustom Tattoo), bar de cervejas exclusivas e destilados (Cervejaria da Vila), a PFG Cutelaria e o Grilo Gringo Pin-up Club. O Grilo Gringo Pin-up Club é um nail bar, uma espécie de salão para unhas (manicure e pedicure) e maquiagem, junto a um exclusivo drink bar. Um ambiente aconchegante e pronto para receber as mulheres com produtos de qualidade e atendimento personalizado. A Grilo Gringo é a primeira Custom House do Sul do Brasil. Ao entrar na Grilo Gringo Custom House é como voltar no tempo. Um ambiente temático, todo caracterizado com paredes em madeira rústica, que lembra uma velha oficina. Na decoração do espaço, detalhes como a bancada do banheiro que leva um pneu de carro e a torneira que foi desenvolvida em cima de uma bomba de combustível. No salão principal, espelhos feitos com tampa de tambor, cadeiras de barbearia originais restauradas (das décadas de 20, 30 e 50) e uma pintura do artista Antônio Ariel Teixeira Filho. 

 

Serviço:
Workshop especial com o mestre cuteleiro Peter Hammer
Quando? O curso acontece nos dias 27 e 28 de outubro, sendo sábado (27) das 09 às 21h e domingo (28) das 12 às 21h

Local: Grilo Gringo Custom House (Rua Fernando Amaro, 801, Alto da Rua XV – Curitiba/PR)
Informações e inscrições: (41) 3044-0474 ou (41) 99830-0119 e também pela página https://www.facebook.com/grilogringo

Fonte: BelPress Comunicação

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *