Nakata adota práticas sustentáveis na fábrica de amortecedores em Diadema
13 julho

Nakata adota práticas sustentáveis na fábrica de amortecedores em Diadema

Vários processos na fabricação e novas tecnologias de pintura de peças, além de coleta seletiva de resíduos sólidos, reciclagem e reuso de água garantem economia do consumo de recursos naturais.

 Mais do que redução de custos, as práticas sustentáveis garantem eficiência nos processos produtivos, por isso, estão cada vez mais presentes nas corporações. A Nakata Automotiva tem a sustentabilidade como diretriz em todas as suas unidades. Na fábrica de amortecedores, em Diadema-SP, adota medidas sustentáveis em diversos processos de produção desde a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos,  envio de material para reciclagem (plástico, papel, metal, vidro), reuso/reaproveitamento de água de tanques de enxágue no lavador de gases (cromação), substituição de lâmpadas fluorescentes por LED,  envio de resíduos sólidos para co-processamento, redução do envio de resíduos sólidos para aterro sanitário, controle de indicadores (consumo de água e energia elétrica).

Segundo Carlos Moura, que acaba assumir a gerência de manufatura, a empresa busca ampliar o alcance das ações de sustentabilidade e que os planos diretor e estratégico contemplam investimento em novas tecnologias mais limpas, diminuindo a geração de efluentes e resíduos e o uso de recursos naturais. “Também implementamos projetos de otimização de processos industriais, como a implantação de novas tecnologias de pintura de peças, através da nanotecnologia, que contribuem para a minimização da geração de resíduos sólidos e efluentes industriais. Além disso, temos uma série de iniciativas de incentivo do uso racional e/ou de economia do consumo de recursos naturais”, destaca o gerente e engenheiro industrial mecânico, com experiência de 30 anos em gestão de operação fabris no setor de autopeças.

Moura revela que a fábrica adota a metodologia Lean Manufacturing para promover e implementar projetos de melhoria contínua com foco em sustentabilidade. “O trabalho de evolução é permanente e prioritário em nossa empresa, porém sempre de maneira sustentável”, garante o gerente.

A fábrica possui a certificação do SGI – Sistema de Gestão Integrado que inclui: ISO9001-Gestão de Qualidade, ISO14001- Gestão de Meio Ambiente, OHSAS18001- Gestão de Saúde e Segurança.

Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *