Conarem apoia projeto de Mecânica em Miniatura
16 Janeiro

Conarem apoia projeto de Mecânica em Miniatura

Projeto, viabilizado por crowdfunding, desenvolve kits de montagem de modelos de sistemas mecânicos da engenharia automotiva, uma ferramenta que pode ser utilizada na aprendizagem ou como colecionismo.

O Conselho Nacional de Retíficas (Conarem) está apoiando o projeto Mecânica em Miniatura, uma iniciativa que tem como o objetivo desenvolver kits de montagem de modelos de sistemas mecânicos da engenharia automotiva em modelos de escala 1/6. “A Mecânica em Miniatura, que conta com kits de montagem dos principais sistemas mecânicos dos automóveis – motor, transmissão e suspensão, direção e freios, é um revelador de toda a engenharia do veículo, projeto que pode ser utilizado de forma didática, no aprendizado, ou até mesmo como item de coleção”, afirma José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem explicando os motivos pelos quais levaram a entidade a apoiar o projeto.

“Modelos físicos podem ser utilizados em escolas técnicas e universidades trazendo benefícios na aprendizagem”, comenta Fabio Neto, idealizador da Mecânica em Miniatura. Além disso, segundo Neto, em tempos de crise é preciso utilizar a criatividade, assim, projetos empreendedores como este, devem ser valorizados no Brasil.

O projeto, viabilizado por crowdfunding, financiamento coletivo, que contou com a colaboração de mais de 500 pessoas, já concluiu a primeira fase – dois módulos do motor. Agora, para a segunda fase, Neto está promovendo o segundo crowdfunding, com o objetivo de concluir os módulos de transmissão, e, se os recursos angariados permitirem, também o de suspensão, direção e freios. O crowdfunding vai até 26 de fevereiro.

Para participar do financiamento coletivo, os interessados devem acessar o endereçowww.kickante.com.br/mecanica2. Nesta plataforma Neto apresenta mais detalhes sobre o projeto e arrecada fundos para realizá-lo. 

Os kits podem ser vendidos separadamente ou em conjunto de cada sistema mecânico. Quando concluído, serão sete conjuntos, que juntos formam um modelo genérico da estrutura interna do automóvel.

Saiba mais sobre o Conarem – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retíficas, o Conarem incorporou as principais associações estaduais e tornou-se uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento organizado e sustentado do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas. 

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

Fonte: Verso Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *